VW Jetta x Toyota Corolla: o novato vence do líder isolado de vendas
A nova geração do Jetta ficou mais serena, voltada ao conforto e ao espaço interno do que ao desempenho. Coincidência ou não isso acaba seguindo a pegada do rival Corolla, o líder absoluto de vendas do segmento. Nesse comparativo, VW Jetta 2019 enfrenta o veterano da Toyota numa briga bastante acirrada, que já começa pelo preço. O primeiro sai por R$ 109.990 na versão Comfortline e o outro, R$ 111.270 na XRS.
Mas qual dos dois oferece mais por valores semelhantes? Ambos vêm bem equipados, inclusive entre os itens ce segurança, como controles eletrônicos de estabilidade e tração, bem como ancoragem isofix para cadeirinhas infantis. As diferenças estão nos detalhes. O VW Jetta 2019 agrada pela boa central multimídia, com boa resolução de tela, ágil processamento e fácil de usar. O mesmo não dá para dizer do sistema do Corolla, que deverá mudar no ano que vem.
Em contrapartida, o acabamento do Toyota se mostra mais caprichado. No VW, encontramos dois principais descuidos. Um deles é o plástico duro nos paineis das portas traseiras. Outro, a ausência de saídas de ar para quem vai sentado no banco de trás. E faltou também as hastes atrás do volante, algo que já vem no Corolla XRS.
Porém, apenas o Jetta pode vir com iluminação ambiente e um porta-malas cavernoso, de 510 litros, ante 470 litros do Corolla. No VW, outro item que conta pontos é o freio de estacionamento eletrônico, por botão, que além de mais moderno abre espaço para porta-objetos. Entretanto, apesar do Jetta ter um pouco mais de comprimento e largura, a distância entre-eixos é praticamente a mesma nos dois sedãs (2,69 m no VW e 2,70 no Toyota), o que influi no conforto de quem vai no banco traseiro.
Como andam Jetta e Corolla
De um lado, o motor 1.4 turbo da Volkswagen com câmbio automático de seis marchas e, do outro, o 2.0 aspirado da Toyota, que funciona com bem acertado CVT. É preciso ter uma certa paciência com o conjunto do Jetta, que leva alguns segundos para responder depois de pisar no acelerador, ao contrário do que acontece no Corolla, mais ágil nas primeiras marcações do contagiros. Porém, assim que passa dos 2.000 rpm, o VW dispara.
Com o sopro do turbo, o sedã da marca alemã chega a render 25,5 kgfm de torque, ante 20,7 kgfm do concorrente, que tem o mérito da bem acertada caixa CVT, capaz de garantir bom desempenho com boa dose de economia de combustível. Na cidade, com gasolina, ambos os sedãs acabam gastanto quase igual (10,9 km/l do VW e 10,6 km/l do Toyota, pelo Inmetro). Porém, pela menor cilindrada e pela longa relação de sexta marcha, o Jetta passa a ser um pouco mais econômico com gasolina, na estrada (14 km/l, ante 12,6 km/l do Corolla).
Em trechos sinuosos, cheios de curvas, o Jetta da nova geração não é o mesmo da anterior, que tinha motor 2.0 turbo, câmbio de dupla embreagem e suspensão multilink no eixo traseiro. Agora, o carro está mais pacato. Mesmo assim, consegue um pouco mais de fôlego que o Corolla XRS no cômputo geral, travando uma briga boa.
Tudo bem, há quem sinta falta das hastes atrás do volante para ajudar numa tocada mais animada, mas o conjunto do Jetta é capaz de ter um desempenho ligeiramente melhor. Pelos números das fabricantes, a aceleração de 0 a 100 km/h do Volkswagen é de 8,9 segundos, ante 9,6 s do Toyota, com máxima de 210 km/h, ante 199 km/h, respectivamente.
No dia a dia, os dois sedãs são confortáveis e consegue absorver bem as irregularidades do piso, mas o Corolla tem um raio de giro um pouco menor, que facilita das manobras (10,8 m ante 11,2 m). Por ser menor 4,62 m de comprimento, ante 4,70 m do VW, o Toyota é mais fácil de estacionar e vem com espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente, algo que a versão Comfortline não tem de série.
Conclusão
Se for analisar apenas as questões técnicas, além de outros quesitos, entre os quais desempenho, economia e estilo, o Jetta Comfortline fica um pouco à frente do Corolla XRS. Mas, levando em conta o valor de revenda e os custos e manutenção e com seguro, o Toyota fica na frente do rival da Volkswagen.
Não é à toa que, de acordo com o ranking de vendas da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), o Corolla teve um volume de vendas ao longo do ano mais de dez vezes maior que o VW Jetta 2019 , consagrando-se como o modelo mais vendido do segmento com ampla diferença na comparação com os rivais. De janeiro a outubro, foram 48.857 unidades do Corolla ante 3.612 do Jetta.
Ficha Técnica – VW Jetta Comfortline 1.4 TSI
Preço: R$ 109.990
Motor: 1.4, quatro cilindros, turbo flex
Potência: 150 cv a 5.000 rpm
Torque: 25,5 kgfm a 1.400 rpm
Transmissão: automático, seis marchas, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)
Pneus: 205/55 R17
Dimensões: 4,70 m (comprimento) / 1,80 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,69 m (entre-eixos)
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 510 litros
Consumo etanol: 7,4 km/l (cidade) / 9,6 km/l (estrada)
Consumo gasolina: 10,9 km/l (cidade) / 14 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 8,9 segundos
Velocidade máxima: 210 km/h
Ficha Técnica – Toyota Corolla XRS
Preço: R$ 111.270
Motor: 2.0, quatro cilindros, flex
Potência: 154 cv (E) / 143 cv (G) a 5.800 rpm
Torque: 20,7 kgfm (E) / 19,4 kgfm (G) a 4.800 rpm
Transmissão: CVT, sete marchas (simuladas), tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / Discos sólidos (traseiros)
Pneus: 215/50 R17
Dimensões: 4,62 m (comprimento) / 1,77 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,70 m (entre-eixos)
Tanque: 60 litros
Porta-malas: 470 litros
Consumo etanol: 7,2 km/l (cidade) / 8,8 km/l (estrada)
Consumo gasolina: 10,6 km/l (cidade) / 12,6 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 9,6 segundos
Velocidade máxima: 199 km/h