Veja 5 dicas de um engenheiro para economizar combustível
Conversamos com o engenheiro de motores da Renault para entender como garantir o melhor consumo possível. Acompanhe as sugestões
Quanto está custando a gasolina na sua vizinhança? Nas partes mais afastadas do centro de São Paulo, os preços podem chegar a R$ 3,99, enquanto as regiões nobres continuam na casa dos R$ 4,10. Pois é, não dá pra ficar desperdiçando gasolina à toa. O jeito é apertar o cinto e conferir novas dicas para economizar combustível.
Conversamos com Marcio Maia, o engenheiro de motores da Renault que esteve envolvido na homologação de diversos modelos no Brasil (entre eles, a dupla Kwid e Captur). A Renault tem focado muito na eficiência energética de seus modelos no Brasil e o bom consumo de combustível do Kwid pode ser uma prova disso. Em um pequeno test-drive pela zona sul de São Paulo, nossa reportagem aferiu até 16,7 km/l à bordo do citycar, conforme as dicas para economizar combustível da central Media Nav.
Partindo disso, Maia nos passou cinco dicas fundamentais para quem quer economizar combustível em qualquer circunstância. Apesar de utilizar exemplos de veículos da Renault, as dicas valem para qualquer outro automóvel na face da terra. Veja quais são a seguir.
1 – Manutenção preventiva
Calibragem, alinhamento e balanceamento são três palavrinhas chaves para garantir não apenas mais economia na hora de abastecer, mas também maior durabilidade dos pneus do seu carro. Filtro de ar, velas e peso desnecessário também podem acarretar em maior consumo de combustível.
Lembre sempre, pneus com pressão abaixo do ideal podem aumentar o consumo de 1% a 3%, de acordo com estudos recentes. Um filtro de ar sujo pode aumentar o consumo em até 20%. Este deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros, ou na recomendação específica da fabricante.
Óleo vencido ou de má qualidade também pode acarretar no atrito interno das peças do motor, o que reflete diretamente no consumo de combustível. Marcio Maia diz que o proprietário deve ficar atento, e manter a manutenção do seu carro em dia.
2 – Estilo de condução
Durante suas explicações, o engenheiro exibiu um slide com diversos comentários da página do Clube do Kwid no Facebook. Alguns proprietários compartilhavam fotos de suas centrais multimídia, ostentando bons números de consumo. Outros questionavam os dados, dizendo que nunca haviam obtido números tão baixos.
São vários os motivos que podem fazer o consumo de um mesmo modelo variar de pessoa para pessoa. Temperatura e altitude da cidade, por exemplo, são fatores determinantes. Um carro em Campos do Jordão (SP) dificilmente terá o mesmo consumo que o mesmo modelo em Salvador (BA). Mas independente de onde você mora, o estilo de condução é fundamental para garantir melhor economia de combustível.
O consumo é mais elevado na primeira marcha, que deve ser usada apenas para vencer a inércia, ou rodar em trechos muito íngremes. Não há motivos para sair acelerando forte na saída do semáforo. Com o movimento da aceleração, perceba a hora certa de trocar de marcha.
Faça tudo na maior suavidade, executando a troca de maneira progressiva, com cuidado para não deixar subir demais o ponteiro do contagiros. Mesmo em veículos com câmbio automático, Maia diz que o segredo é não pisar forte no acelerador. Alguns carros manuais, como Fiat Argo, Volkswagen Polo e o próprio Kwid indicam no computador de bordo o melhor momento para executar as trocas de marcha.
3 – Banguela?
Já desconstruímos o mito da “banguela” aqui no iG Carros, e o engenheiro da Renault volta a passar um lápis por cima do assunto. Esse é um termo popular, principalmente entre os motoristas mais velhos. Ao chegar numa descida, o condutor deve desengrenar o carro ao ponto morto e administrar a velocidade no freio para reduzir o consumo. Você já deve ter escutado essa história em algum lugar, mas saiba que não passa de um mito.
Quando o carro está engrenado e sem aceleração, o sistema diminui a quase zero a injeção de combustível no motor. No entanto, se o veículo estiver no ponto morto, o sistema de injeção continuará lançando combustível para manter o motor ligado. É como se o seu carro estivesse funcionando, porém, parado no semáforo. Portanto, utilize o freio motor para administrar a velocidade e deixe a inércia controlar o seu carro. Além de combustível, você estará economizando nos freios.
4 – Computador de bordo
O computador de bordo de um carro é seu aliado. Uma boa parte dos compactos já em versões intermediárias contam com informações como distância percorrida e consumo médio e instantâneo. Muitos ignoram, mas ele está lá para ser usado e salvar a sua vida em situações de aperto.
No caso do Kwid, a Renault também instalou indicador de mudança de marcha. Conforme as rotações, a tecla no cluster indicará para subir ou reduzir. Isso acarreta em mudanças mais precisas, proporcionando uma boa economia de combustível. Há também o econômetro em um sistema muito semelhante ao que a Fiat utilizou no Palio Fire Economy. Se o condutor estiver dirigindo de forma econômica, uma luz verde se acenderá na parte inferior do cluster . Conforme sua severidade, ela alterna para um tom de amarelo até chegar no vermelho.
5 – Um game de economia
Uma das funções mais interessantes do Renault Kwid é o Media Nav. Ele também marca presença em outros carros, como Sandero, Logan, Duster e Captur. Além de ser uma central multimídia extremamente intuitiva, rápida e descomplicada, conta com o Renault Driving Eco.
É praticamente um “minigame” que o motorista joga consigo mesmo. A central do veículo irá avaliar o seu desempenho na eficiência, dando sempre uma nota ao fim do trajeto. Se o condutor evitar pisadas bruscas, utilizar freio motor e manter uma boa sequência de mudanças de marcha, o Driving Eco mostrará uma notificação parabenizando pelos bons resultados. Um sistema parecido também foi integrado ao Toyota Yaris. Seguindo as dicas para economizar combustível , dá para salvar uma grana para coisas mais importantes.