despachante-europa-roubo-motos

SP tem 35 motos roubadas por dia na capital e 105 no estado, diz levantamento

maio 24, 2017

A cidade de São Paulo registrou uma média de 35 roubos de motos por dia este ano. No estado, são 105 motos roubadas diariamente, segundo levantamento feito pela Fundação Álvares Penteado e uma empresa de rastreamento com base nos dados da Secretaria da Segurança pública sobre furtos e roubos de veículos. Como as estatísticas oficiais não separam os veículos por categoria, o estudo inédito fez um raio-X só das motocicletas, analisando os boletins de ocorrência.

Segundo o levantamento, entre janeiro e março foram roubadas 3.209 motos na cidade de São Paulo, uma média de 35 motos roubadas por dia. Em fevereiro, o bairro com maior número de roubos foi Guaianases, com 29 motos roubadas. Em março, a Brasilândia registrou 28 roubos.

O levantamento mostra ainda o total de furtos e roubos de motos em todo o estado. No mês de janeiro foram 3.109 furtos e roubos a motos no estado de São Paulo. No mês seguinte, esse número caiu: foi para 2.978 ocorrências. Já em março, aumentou muito: 3.482 casos. No total, mais de 9.500 motos foram roubadas e furtadas em todo o estado no primeiro trimestre deste ano. Em média, foram 106 motos roubadas ou furtadas por dia.

Média de roubo de motos no estado (Foto: TV Globo/Reprodução)

Média de roubo de motos no estado (Foto: TV Globo/Reprodução)

As cidades com mais casos de furtos e roubos de moto (no primeiro trimestre):

  • São Paulo: 3.209 roubos
  • Campinas: 328 roubos
  • Guarulhos: 211 roubos

Quase a metade dos roubos de moto no estado de São Paulo acontece à noite. Na capital é a mesma coisa: mais de 40%. Depois, vem o período da tarde e da madrugada. Pela análise dos números, é menos arriscado andar de moto de manhã.

Veja o roubo de motos por cidades (Foto: TV Globo/Reprodução)

Veja o roubo de motos por cidades (Foto: TV Globo/Reprodução)

A Polícia Militar informou que 40% das motos são recuperadas e que mais de 200 pessoas foram presas em flagrante com motos roubadas nos últimos dois anos na Capital.

O que sobra de uma moto roubada é abandonado no meio da rua. Na zona leste, o SP2 encontrou esses três quadros. Essa é a única parte que não tem valor comercial. É que aqui está impresso o número do chassi da moto. E mesmo assim, os bandidos lixam pra dificultar a identificação.

As outras peças são vendidas separadamente. Em franco da rocha, na grande são paulo, a polícia encontrou uma caminhonete com dezenas de pedaços de motos. Ali funcionava segundo a investigação uma oficina de desmanche. O dono foi preso.