Se o carro bater ou der problema na quarentena, o seguro vai cobrir?
Levantamos dúvidas sobre como estão funcionando os serviços de seguro automotivo durante o isolamento social à Federação Nacional de Seguros
A paralisação de setores da economia devido à pandemia do coronavírus tem provocado dúvidas relacionadas ao funcionamento de serviços essenciais, como a assistência do seguro automotivo, por exemplo.
Muita gente tem receio de ficar na mão em caso de emergência por achar que as seguradoras reduziram as suas operações durante a quarentena.
Por isso, QUATRO RODAS consultou Walter Pereira, presidente da Comissão de Automóvel da FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais), para sanar dúvidas sobre a cobertura veicular.
O estado de calamidade pública afeta algo em relação aos contratos de seguro com os clientes?
De acordo com Pereira, não há mudanças nos contratos, pois “não há qualquer efeito negativo com relação a coberturas e serviços”.
Os serviços de socorro mecânico, reboque e atendimento a sinistros estão funcionando normalmente? E em relação a carros reservas, já que locadoras fecharam durante a quarentena em alguns estados?
“Os serviços emergenciais e o atendimento a sinistros seguem funcionando normalmente. As locadoras de veículos (que fornecem os carros reservas), ao menos no estado de São Paulo, tiveram, no final de março, autorização para funcionar.”
Haverá alguma mudança em procedimentos de contratação e renovação de seguros? Como fica o cliente que tem o seguro por vencer nos próximos 60 dias? E em relação aos bônus para renovação?
“As seguradoras têm adotado neste período ações de flexibilização para dar conforto aos clientes, bônus, prazos e meios de pagamento.”
Há alguma recomendação específica para donos de carros segurados durante esse período?
Walter Pereira recomenda, “se possível, ligar o carro diariamente visando a manter a parte elétrica e o funcionamento do motor para evitar a perda de carga em bateria. Se houver problema, os serviços emergenciais das seguradoras podem ser acionados”.