Mecânico de RO cria peça que economiza até 40% do combustível em motos
Dirceu Antunes de Lima passou a desenvolver projeto há oito anos em Ariquemes. Piloto diz que moto passou a andar de 17 Km por litro para 32 km após a instalação.
Um mecânico de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, inventou um equipamento que economiza até 40% do combustível nas motonetas e motocicletas. Chamado de “Economy System”, o aparelho atua para não deixar criar carvão no pistão do veículo e retira todo excesso de gasolina do motor.
Em entrevista, Dirceu Antunes de Lima, de 41 anos, contou que desde criança possuía a paixão pelas motos e resolveu colocar em prática o projeto após a alteração no sistema de alimentação de combustível e gerenciamento eletrônico do motor das motos, os quais passaram de carburador para injeção eletrônica.
“No ano de 2009, quando as motocicletas passaram a utilizar injeção eletrônica, comecei a desenvolver um projeto, pois elas passaram a gastar muito combustível e todas as pessoas reclamavam pelos gastos excessivos”, explica Dirceu.
O mecânico conta que foram longos anos de testes durante oito anos até ter a total certeza de que o equipamento não causasse nenhum dano na motocicleta, principalmente no motor, após a instalação da peça em decorrer do tempo.
Ao ter o formato da peça definido, Dirceu explica que precisou buscar a parceria de um empresário em Presidente Médici (RO) para poder produzir o equipamento e conseguir a industrialização em novembro de 2016.
“Perdi até as contas de quantos testes foram realizados neste período, mas a cada um em que eu fazia, o projeto evoluiu cada vez mais e a peça começou a tomar a sua forma final. Estava sem condições financeiras na época e consegui o apoio de um proprietário de uma distribuidora de peças, que acreditou na minha ideia e decidiu investir no meu projeto, onde começou a industrialização e a comercialização do equipamento”, comenta.
Segundo Dirceu, desde que começou a ser comercializada nas oficinas de todo o estado, os proprietários das motos que instalaram a peça no veículo ficaram extremamente satisfeitos com o resultado.
Opinião de clientes
O motorista de máquinas pesadas, Vagner da Silva de Lima confirma o bom desempenho da peça em relação na economia do combustível em sua motocicleta e garante que agora trafega longas distâncias sem se preocupar em ficar sem gasolina durante o caminho.
“Quando eu comprei a motocicleta, ela fazia 17 quilômetros por litro, atualmente, depois da peça instalada, ela faz 32 quilômetros por litro. A funcionalidade da moto continua a mesma, sem haver alterações e devido ao consumo certo do combustível, ela possui mais torque e o desempenho da moto chega a ser até melhor do que antes. Antes eu gastava cerca de dois tanques para ir em Porto Velho, distante a cerca de 200 quilômetros de Ariquemes, hoje eu posso ir tranquilamente com um tanque apenas que ainda terei combustível para trafegar dentro do município”, revela o motorista.
Projetos futuros
Conforme o criador do Economy System, as peças começaram a ganhar o mercado em outros estados do país e até mesmo possui encomendas para enviar ao exterior.
“Os pedidos de encomendas são muitos e já me ligaram clientes do Maranhão e Bahia querendo saber se é realmente verdade que o equipamento funciona, pois muitos chegam até a zombar dos benefícios causados com a instalação da peça. Recentemente também recebi ligações da Inglaterra, Holanda e efetuamos uma encomenda para os EUA”, conta Dirceu.
Em uma oficina montada em frente da residência em que mora, o mecânico conta que a renda da família teve um aumento de quase 100% com a venda das peças.
Com o sucesso do “Economy System”, Dirceu revela que as suas invenções não pararam e que iniciou uma batalha para conseguir desenvolver um produto de economizar combustível também nos carros.
Legislação
De acordo com a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Ariquemes, ainda não foram realizados a fiscalização interna nas motocicletas que possuem o equipamento instalado para verificar se houve mudanças nas características dos veículos após as instalações das peças. Os proprietários devem informar junto ao órgão qualquer alteração observada no veículo.