Hyundai Tucson renovado é mostrado pela primeira vez no Salão de Nova York
SUV da marca coreana recebe mudanças no desenho e novo motor 2.4 aspirado no lugar do 1.6 turbo. Ainda não há previsão de chegada ao Brasil
Uma das novidades do Salão de Nova York (EUA) é a versão renovada do Hyundai Tucson, que recebe retoques no desenho e algumas novidades no conjunto mecânico, como o motor 2.4, com injeção direta, aspirado, no lugar do 1.6, turbo.
Estima-se que o novo 2.4 chegue a render 183 cv e 24,2 kgfm de torque, números um pouco abaixo do também novo 2.0, com injeção direta de gasolina, de 166 cv e 20,9 kgfm. Ambos podem funcionar com câmbio automático de seis marchas na versão renovada do Hyundai Tucson.
Bom também é que o Tucson passa a ter mais itens de série, o que inclui dispositivos de segurança como alertas de colisão e de pedestre à frente, faróis que mudam do facho alto para o baixo automaticamente, sensor de chuva, controle de cruzeiro adaptativo (“piloto automático”), aviso de mudança indevida de faixa, entre outros itens.
Mais capricho
Por dentro, o Hyundai Tucson renovado vem com sistema multimídia com tela de 7 polegadas, sensível ao toque e compatível com Apple Car Play e Android Auto em todas as cinco versões: Value, SE, SEL, Sport e Limited. As diferenças entre elas ficam por conta de itens como o tamanho das rodas (aro 18 na SEL e de 17 ou 19 polegadas nas demais).
Ainda entre os principais recursos, destaca-se o GPS com mapas 3D e que exibe informações sobre o trânsito em tempo real. Há também câmera de ré, com visão de até 360 graus e entrada USB extra para os passageiros do banco de trás, o que é útil para recarregar o celular, entre outros dispositivos eletrônicos.
E no exterior houve mudanças, principalmente na frente, que recebeu grade redesenhada, novos faróis e lanternas com LED no lugar de lâmpadas convencionais, bem como novas rodas de aros 17, 18 e 19 polegadas.
Nos Estados Unidos, a linha 2019 do Hyundai Tucson começará a ser vendida no fim do ano. E nos demais mercados a partir do ano que vem. No Brasil, não há previsão de chegada do modelo, mas é provável que também acaba desembarcando por aqui em 2019.
As três gerações no Brasil
O sucesso do Tucson no Brasil é tamanho que as três geracões ainda são vendidas. A primeira se mantém sendo produzido em Anápolis (GO), bem como o iX 35, que é considerada a segunda geração do SUV da marca coreana. O modelo mais antigo está prestes a deixar de ser montado, mas aparece no site da fabricante a partir de R$ 74.990, com a relação entre custo e benefício entre os principais atrativos.
No caso do iX35, o preço sugerido parte de R$ 99.990, com detalhes mais modernos, não apenas por causa das linhas da carroceria, mas também pelo desenho do interior e da lista de equipamentos que inclui multimídia com tela de 7 polegadas, sensível ao toque, teto solar panonâmico, motor 2.0 flex de 167 cv e câmbio automático de seis marchas, com opção de trocas sequenciais.
E antes das mudanças da linha 2019, o Hyundai Tucson é oferecido no Brasil com motror 1.6, com injeção direta e câmbio de dupla embreagem e 7 marchas a partir de R$ 132.900. Entre outros aspectos, destaca-se também pelo espaçoso porta-malas de 513 litros.