Hyundai Creta quebra hegemonia de três anos do rival Honda HR-V e lidera em 2018
Modelo é o mais vendido entre os SUVs compactos em 2018, com 48.982 unidades no ano, de acordo com dados da Anfavea
Pela primeira vez em três anos o utilitário esportivo compacto mais vendido não foi o Honda HR-V e sim o Hyundai Creta, de acordo com os números preliminares de vendas de 2018 computados pela Anfavea (Associacão Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). O modelo da marca coreana fechou o ano com 48.982 unidades vendidas, aproximadamente mil unidades a mais que seu principal concorrente, que ficou em segundo lugar no ranking.
Ainda conforme os dados da Anfavea, o Hyundai Creta teve um aumento de 18% das vendas entre 2017 e o ano seguinte. De acordo com a fabricante, a versão mais vendida foi a Attitude 1.6 com câmbio automático, voltada aos portadores de deficiência (PcD), que usufruem de isenções de impostos para veículos até R$ 70 mil. Em segundo lugar ficou a versão topo de linha, a Prestige 2.0.
Durante 2018, uma nova versão de entrada foi introduzida, a Smart, com motor 1.6 e câmbio automático, ampliando a gama de opções dentro da família Creta, e o recurso da TV digital tornou-se de série nas centrais multimídia. Atualmente, são seis versões à venda, com opções de motor 1.6 e 2.0, com câmbios manual ou automático. No ano passado, houve ainda a série especial “1 Million”.
Hyundai Creta terá mais rivais
Em 2019 a vida do Hyundai Creta será mais difícil. Terá que enfrentar novos rivais no bem acirrado segmento de utilitários esportivos compactos (veja ranking do ano na lista abaixo). O principal novo concorrente será o VW T-Cross , que deverá chegar às lojas em abril. Apesar de estar demorando para ser lançado, o carro terá uma série de recursos disponíveis que deverão dar trabalho aos rivais.
Na lista de equipamentos, o VW T-Cross pode vir com teto solar panorâmico, luz ambiente no painel, som de alta-fidelidade da Beats, com 300 watts e 6 alto- falantes, entre outros itens. Há também duas saídas USB para quem vai sentado atrás e outras duas na frente. A central multimídia tem tela de 10 polegadas e o cluster digital, de 8 .
O VW T- Cross também terá disponível detector de fadiga, mudança do perfil de modo de condução e sistema que faz o carro estacionar sozinho de última geração, que funciona em vagas paralelas e perpendiculares. Será possível escolher por oito cores no VW T- Cross , com destaque para as mais chamativas Laranja Energetic e Bronze Nambia.
Outros dois SUVs que chegam em 2019 e que vão concorrer com o Hyundai Creta são o Ford EcoSport sem estepe na traseira e a nova geração do Chevrolet Tracker. O primeiro foi apresentado no Salão do Automóvel, em novembro último, no São Paulo Expo e chegará no primeiro semestre de 2019. Terá pneus do tipo runflat, que podem rodar por 80 quilômetros mesmo se estiverem furados. Contará com o bom motor 1.5, de três cilindros e câmbio automático de três marchas, entre outros atrativos.
E o novo Tracker já foi flagrado em testes no Brasil, um pouco maior que o atual. Quando chegar ao mercado, entre o fim deste ano de 2019 e o início de 2020, passará a ser feito no Brasil com estrutura bem mais leve, rígida e moderna, o que garantirá ganhos de espaço interno e eficiência, o que implica em mais desempenho e menos consumo. Por deixar de ser importado do México, o SUV poderá ter mais volume disponível à venda e fazer frente ao Hyundai Creta , agora o novo líder do segmento.
Os SUVs compactos mais vendidos em 2018, de acordo com números do Renavan
1 – Hyundai Creta – 48.983
2 – Honda HR-V – 47.962
3 – Nissan Kicks – 46.819
4 – Jeep Renegade – 46.356
5 – Ford EcoSport – 34.498
6- Renault Captur – 26.506
7- Chevrolet Tracker -26.102
8-Renault Duster – 23.580
9- Honda WR-V – 14.801