Carros elétricos podem ser baratos de manter, mas ainda são caros para arrumar
Pesquisa revelou que consertar carro elétrico pode sair até 2,3 vezes mais caro do que um veículo a combustão
Não é mais segredo que a indústria automotiva está correndo para a eletrificação, principalmente depois de alguns países da Europa e estados nos Estados Unidos já terem determinado uma data para o final da comercialização de novos carros a combustão em seus respectivos territórios.
O funcionamento de um veículo elétrico é relativamente simples. Na comparação com um motor de combustão interna tem muito menos peças móveis e exige menos trocas de fluídos, filtros e partes de desgaste natural. Isso levou a acreditar que a manutenção desse tipo de automóvel seria mais em conta que a de um convencional
No entanto, uma pesquisa divulgada pela We Predict, empresa especializada em análises dos Estados Unidos, mostrou que o que está acontecendo agora no mercado norte-americano é o oposto do esperado.
O estudo comparou os custos de serviço, como manutenções programadas, e de conserto entre os carros elétricos e os veículos a combustão após três meses e 12 meses de uso.
Após um trimestre, o levantamento da We Predict apontou que o custo para manter o elétrico chegou a ser 2,3 vezes maior que o de um carro convencional.
Depois de um ano, ainda saiu 1,6 vez mais caro manter o veículo movido por baterias. Os gastos médios por serviço foram de US$ 306 no carro elétrico contra US$ 189 no carro a combustão.
Qual o motivo?
De acordo com a empresa, o principal motivo que está levando os elétricos a serem mais caros de arrumar é o fator novidade.
A pesquisa mostrou que as oficinas especializadas estão levando 1,5 vez mais tempo para diagnosticar e consertar um carro elétrico. Já o custo da mão-de-obra por hora também é 1,3 vez mais cara por conta de certificações e especializações que os mecânicos precisam ter.
Mesmo que o custo de oficina ainda seja mais elevado, a We Predict aponta que esse cenário é de curto prazo e que os custos de manutenção de um elétrico deverão cair com o tempo.
Porém, mesmo hoje, os custos de rodagem de carros elétricos são menores, uma vez que os norte-americanos estão gastando, em média, US$ 7 para “abastecer” as baterias, contra US$ 30 por abastecimento em carros a combustão.
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