Motoristas relatam problemas para licenciar veículos em SP; Detran diz que resolverá falha no sistema até fim de novembro
Inicialmente, o Detran afirmou ao g1 que “devido à necessidade de o licenciamento ser processado nas bases estadual e nacional, qualquer indisponibilidade em uma das esferas pode impossibilitar o serviço”. Em uma nova nota enviada à reportagem, disse que “a dificuldade na emissão do documento de licenciamento ocorreu nos últimos meses para alguns casos”.
Motoristas de São Paulo afirmam que estão com problemas para emitir o documento do registro e licenciamento de veículos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo.
“Detran, vocês só podem estar de palhaçada com a minha cara, não é possível, há mais de 20 dias já paguei todas as multas e licenciamento, e até agora nada de liberar o documento?”, afirmou um motorista.
“Estou com o mesmo problema há vários dias e vi no site do Reclame Aqui que tem um monte de gente sofrendo com o mesmo descaso do Detran-SP, lembrando ainda que transitar com o veículo sem o docto [documento], seja físico ou digital, é punível com multa e apreensão do veículo”, disse um outro.
Inicialmente, o Detran afirmou que “devido à necessidade de o licenciamento ser processado nas bases estadual e nacional, qualquer indisponibilidade em uma das esferas pode impossibilitar o serviço”.
Em uma nova nota enviada à reportagem, disse que “a dificuldade na emissão do documento de licenciamento ocorreu nos últimos meses para alguns casos. O Departamento de Trânsito reforça que trabalha em conjunto com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) para a regularização sistêmica até o final deste mês, para que não ocorra qualquer dano aos cidadãos”. (veja nota completa no final da reportagem)
Disse ainda que a Prodesp, Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, já foi notificada sobre o problema e que “trabalham para solucionar até o final de novembro”.
O g1 questionou a Prodesp sobre qual exatamente é o problema que tem ocorrido, e o órgão disse que trabalha “em sintonia com o Departamento Estadual de Trânsito no reprocessamento das bases para que não haja prejuízos aos cidadãos. A execução já está em andamento pelas equipes técnicas da Companhia e até o final de novembro estará normalizada”.
O que diz o Detran-SP
“O Detran.SP informa que a dificuldade na emissão do documento de licenciamento ocorreu nos últimos meses para alguns casos. O Departamento de Trânsito reforça que trabalha em conjunto com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) para a regularização sistêmica até o final deste mês, para que não ocorra qualquer dano aos cidadãos.
É importante lembrar que na maioria dos casos, o licenciamento foi concluído e o documento emitido. Somente neste ano, entre janeiro e outubro, 12,4 milhões de veículos já foram licenciados no Estado de São Paulo. Em outubro, 1.293.418 de licenciamentos foram realizados, o que corresponde a um aumento de 15 % se compararmos com outubro do ano passado, quando 1.123.129 motoristas regularizaram o documento.
Vale dizer ainda que o documento de licenciamento é emitido somente se todos os débitos do veículo estiverem quitados, como, por exemplo: IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento.
Em todo o país, o licenciamento anual é feito de forma digital. Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico os débitos referentes ao veículo.
Para veículos registrados no Estado de São Paulo, o documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Senatran (portalservicos.senatran.serpro.gov.br), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O motorista poderá também imprimir em papel sulfite comum (A4-branca)”.